Vinhos Indicados

  • o

    Tipo: TINTO

    Origem: SARDON DEL DUERO - VALLADOLID - ESPANHA

    Características: Vinho de grande corpo, muita concentração e extraordinária complexidade. Uma justa proporção de uva (65% Tempranillo, 30% Cabernet Sauvignon e 5% Merlot) e terreno permite criar a partir de solos distintos, tanto calcáreos como arenosos, um vinho equilibrado, orgulhoso e nobre. Cinco Estrelas - Revista Decanter 92 Pontos - Robert Parker

    Elaboração: 18 MESES EM TONÉIS DE CARVALHO FRANCÊS E AMERICANO. TEOR ALCOÓLICO : 13º VOL. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 17º C

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: Vinho de grande corpo, muita concentração e extraordinária complexidade. Uma justa proporção de uva (65% Tempranillo, 30% Cabernet Sauvignon e 5% Merlot) e terreno permite criar a partir de solos distintos, tanto calcáreos como arenosos, um vinho equilibrado, orgulhoso e nobre. O Grupo Suisso Novartis (antigas Sandoz e Ciba-Geigy) decidiu, (assim como outros grandes conglomerados europeus que são donos dos grandes Chateaux de Bordeaux e Bourgogne) investir para produzir um dos melhores vinhos da Europa. Renasce assim a Abadia Retuerta com mais de 800 anos de história vitivinícola, sob a direção técnica de Pascal Delbeck, um dos enólogos mais famosos do mundo. Na Abadia Retuerta se combina os mais modernos equipamentos de elaboração com sabedoria da experiência e o respeito à natureza. Para todo o processo de vinificação só se utiliza a própria gravidade para transportar o vinho (as únicas bombas que se utilizam são para a água na limpeza). Os 204 ha de vinhedos à beira do Rio Duero estão divididos em 54 parcelas, selecionados por tipo de terra (arenoso, calcário, pedras e cascalho) e o tipo de uva ideal para essas características (tempranillo, cabernet sauvignon e merlot) permitem criar um vinho equilibrado, cheio de vida e nobre, que, dependendo do tipo pode se adaptar desde um aperitivo a alta culinária.

    Miguel Carlos Riella(enofilo)

  • o

    Tipo: Tinto

    Origem: Argentina - Achaval Ferrer / Mendoza

    Características: A uva Malbec utilizada neste vinho é proveniente de cepas de mais de 50 anos localizadas em Vistalba a 980 metros sobre o nível do mar. Roberto Cipresso, vem querendo fazer uma homenagem a este Malbec, por sua nobre expressão da terra e tem buscado ressaltar todas aquelas características que o fazem ser um Malbec único.

    Elaboração: Para alcançar a variedade em sua essência mais pura, Cipresso trabalha o vinhedo buscando despertar a alma da fruta intensa, pura, exuberante de cores e aromas jovens. O vinho passou por carvalho francês (95%) e por carvalho americano (5%) durante 10 meses. Cipresso procurou ter cuidado para manter equilíbrio entre madeira e fruta sem perder a sua espontaneidade.

    Data da Indicação: 17/10/2005

    Comentarios: Tem uma cor de violeta escura, um aroma cheio de especiarias e frutas frescas que explodem ao nariz, buscando um Malbec complexo e natural ao mesmo tempo. Os seus taninos são redondos e harmônicos, o paladar tem uma excelente intensidade frutada e uma acidez muito equilibrada, que anima qualquer degustador para uma taça a mais.

    Filipe Massa(enofilo)

  • o

    Tipo: Branco

    Origem: Portugal - Minho - Sub região de Monção

    Características: Amarelo-palha cristalino. Incríveis e delicados aromas florais, de frutas maduras e confitadas, sobre um toque mineral. Ótima presença de boca, com gordura e intenso frescor, terminando longo.

    Elaboração: Recepção das uvas inteiras em caixas de 20Kgs. As uvas inteiras são levadas para as prensas verticais. A prensagem ocorre com adição de neve carbônica. O mosto decanta por 48 horas a 12ºC, sendo então trasfegado para as pequenas cubas de inox, onde fermenta-se durante 15 dias. Durante 3 meses, realiza-se o levantamento das borras (batonnage) semanalmente. Estabilização a frio (-4ºC). Trasfega-se o vinho às cubas de inox, filtrando-o antes do engarrafamento.

    Data da Indicação: 01/02/2006

    Comentarios: Trata-se de um vinho com um aroma muito personalizado, com ligeiras nuances de fruto tropical, distinto e elegante onde as qualidades da casta estão bem vincadas. Um vinho poderoso na boca apresentando um longo final.

    Anselmo Mendes(enologo)

  • o

    Tipo: Tinto

    Origem: Valle do Cachapoal - Chile

    Características: Notas do Enólogo / Winemaker: Cor: Vermelho rubi profundo com tons de violeta. Aroma: Grande expressão de frutas com notas de licor de cereja , framboesas e amoras acompanhado de agradável nota de chocolate, noz-moscada e grãos de café torrado. Paladar: Muito estruturado com tanino rico e cremoso, com uma acidez viva e refrescante. Sabor delicioso , elegante e frutado com um final agradável. Harmonização: Lombo de porco, cordeiro, carnes de caça, queijos curados e pratos picantes.

    Elaboração: Envelhecimentos: Barrica de Carvalho Americano: 18 meses Barrica de Carvalho Francês: 18 meses Em garrafa: 6 meses Rendimento do Vinhedo: 6 tons / Hectare Temperatura recomendada para serviço / consumo: 18 graus Célcius % de Álcool: 14,5 % Reconhecimentos: Medalhas: Prata – Decanter World Wine Awards 2009 Colheita 2006 Pontuações: 91 pontos La CAV Março/09 – Colheita 2006 90 pontos – Wine Spectator – Junho/09 Colheita 2006 90 pontos – Wine Advocate – Maio/2009 – Colheita 2006

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios:

  • o

    Tipo: Tinto Malbec

    Origem: Vale do Rio Negro - Patagônia

    Características: De cor fabulosamente intensa,olfato floral com violetas selvagens e especiarias,suave e rico no paladar,combinado com fruta e firmeza toscana no final, é um vinho excitante.

    Elaboração: A poda verde é efetuada na metade de janeiro, deixando só 25 hl/ha.A colheita se inicia na primeira semana de abril.As uvas são colhidas a mão, os cachos lavados e só as melhores uvas são selecionadas. A fermentação é natural e dura 3 semanas a 26 graus. Após a fermentação o mosto e o vinho são decantados por gravidade em barricas francesas. Não há bombas na vinícola! A primeira safra 2001 consiste em 2164 garrafas e 300 Magnuns de Malbec .

    Data da Indicação: 09/03/2005

    Comentarios: O projeto Bodega Noemia da Patagônia nasce com o descobrimento de um antigo vinhedo plantado com uvas Malbec nos anos 30 num lugar remoto do vale do Rio Negro. Sócios neste projeto vitivinicolo são a Condessa Noemi Marone Cinzano,famosa produtora de vinhos italianos e o enologo dinamarquês Hans Vinding-Diers que perceberam o perfeito microclima do vale para a producao de vinhos de alta qualidade.Dois rios provenientes dos Andes determinam o Vale do Rio Negro: Neuquem e Limay. O time Noemi Marone Cinzano-Hans Vinding Diers produz este vinho de vinhas com 72 anos de idade. Rico,complexo,concentrado,exuberante,delicado,elegante,genuíno

    Miguel Riella(enofilo)

  • Tipo: Tinto - Safra 2002

    Origem: Argentina

    Características: Cor púrpura escura com reflexos violáceos. No nariz se apresenta cálido e denso, com aromas exuberantes de frutas como cereja, figos e amora, e notas de especiarias doces e fragrantes, tabaco de pipa e cacau. Depois de alguns minutos de ar, o aroma toma uma nota escura, lembrando humus e terra molhada. Na boca, uma explosão de taninos redondos e doces é acompanhada de um álcool equilibrado, deixando uma forte sensação de volume, matéria e estrutura. O final na boca é largo, larguíssimo, doce e mineral. Interessante nível de álcool, sem que se tenha a sensação ardente na boca; excelente acidez, baixo nível de sulfitos.

    Elaboração: Uvas: 100% Malbec, procedente de um vinhedo de cinco hectares, em La Consulta, Valle de Uco - Argentina. Consumo: Maturidade ótima, desde já até 2014. Álcool: 13.5% Temperatura de serviço: Entre 16º e 18ºC. Recomenda-se decantar este vinho ao menos uma hora antes de bebê-lo.

    Data da Indicação: 01/12/2005

    Comentarios:

  • Tipo: Tinto - Safra 2002

    Origem: Argentina

    Características: De cor escura e densa. O aroma é frutado e envolvente, com notas de cereja e amora, também mineral, especiarias, orégano e tomilho.

    Elaboração: Uvas: É um “assemblage”, 38% de Malbec de videiras velhas de Mendrano e La Consulta, 37% de Cabernet Sauvignon de videiras velhas de Mendrano e Maipú, e 25% de Merlot de Tupungato. Consumo: Maduro desde já, mas boa guarda até 2012. Álcool: 13,5% Temperatura de serviço: entre 16o e 18o C Recomenda-se decantar este vinho ao menos uma hora antes de ser consumido.

    Data da Indicação: 02/04/2005

    Comentarios: Na boca é redondo e confirmam-se as notas de fruta maduras e minerais. Os taninos da uva são densos e aromáticos, se unem perfeitamente com os do barril. No final é persistente, boa acidez que o mantém verticalmente elegante.

    Miguel Carlos Riella(enofilo)

  • Tipo: Tinto

    Origem: Chile

    Características: Pela primeira vez o Chile conseguiu fazer um grande vinho desta uva que exige climas frios. O Vale San Antonio Leyda esta há apenas 14 km do oceano e recebe as brisas noturnas do Pacífico, que são muito frias. Por esta razão ali se desenvolvem muito bem Pinot Noir e Sauvignon Blanc. A Revista inglesa Decanter escreveu que Amayna é o vinho mais excitante do Chile. Steven Spurrier da Decanter classificou este Pino como o melhor tinto do Novo Mundo.

    Elaboração: Embora tenha um grau alcoólico muito elevado para um Pinot, 14,2%, o álcool não eralça, plenamente compensado por uma fruta muito densa. Baixos taninos, sem madeira e sem filtragem.

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: É um vinho elegante, cheio de frutas, com grande profundidade e frescor.

    Luiz Groff(enologo)

  • Tipo: Branco Seco

    Origem: Africa do Sul

    Características: Um vinho intrigante e instigante que lembra muito os vinhos do novo mundo. Ataraxia é uma das estrelas da África do Sul, a Wine Spectator classificou a safra de 2005 com nada menos que 93 pontos, a nota mais alta concedida a um vinho branco sul africano. No paladar é intenso com notas que remetem a pêra e ananás com uma cor vibrante e um final de boca incrível.

    Elaboração: Uva: Chardonnay 100% Vinhedos: Vinhedos próprios franco de pé localizados no vale de Agter Witzenberg nno Norte da Região Paarl. Rendimentos limitados. Colheita manual. Vinificação: Vinificação tradicional em barrica de carvalho francês. Maturação: maturação em barrica de carvalho francês com batonnage. Temperatura de Serviço: 9 a 11ºC Teor Alcoólico: 13,5% Vol. Corpo: Médio Sugestão de Guarda: de 5 até 10 anos Combinações: Peixes brancos com creme. Aves com molho creme. Queijos.

    Data da Indicação: 02/04/2012

    Comentarios:

  • Tipo: Tinto

    Origem: Viña Alicia (Argentina)

    Características: CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Púrpura profundo. Impactante perfil olfativo, com frutos negros (amoras, mirtilos), especiarias e minerais. Maravilhosa textura em boca, sedoso e com acidez perfeitamente integrada. Longo final austero à alcaçuz.

    Elaboração: REGIÃO:Luján de Cuyo - Vinhedo de Las Compuertas (1.200 metros de altitude) 100% Malbec “Brote Negro”, uma raridade natural, detectada neste vinhedo muito antigo (videiras centenárias) de uvas Malbec. GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL AMADURECIMENTO: 16 meses em barricas novas de carvalho francês DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Filet de cervo com groselhas; Javali em dolceforte, lebre em salmì, cabrito, cordeiro, queijos duros muito curados. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 18-20°C. Decantação recomendada PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE: ROBERT PARKER: 94 Pontos STEPHEN TANZER: 93 Pontos WINE & SPIRITS: 93 Pontos

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: